Frutos do Espírito

Fruto do Espírito: expressões do caráter de Cristo em nossas vidas

Através do Fruto do Espírito Santo, essas virtudes constatadas na passagem acima se manifestam na vida do cristão, e este se torna cheio do Espírito Santo (Ef 5:18). O Fruto do Espírito são expressões do caráter de Cristo e conduz o homem à santificação (Jo 17:17). De acordo com Myer Pearlman: “ A sua obra principal é a santificação”.[2]

 Entretanto, para muitos, ser cheio do Espírito é sinônimo de “rebuliço litúrgico”, “emocionalismo histérico”, “manifestações carismáticas”, “efusão de dons” e “manifestação de línguas estranhas”. Porém, na contramão do pensamento corrente, o crente cheio do Espírito é alegre, vibrante, cheio de amor, valorizando o viver pela Palavra. Ele não apenas lê a palavra, mas conhece ao Deus da Palavra; não apenas carrega a Bíblia, mas retém a Palavra, buscando diariamente uma experiência vivencial que gere intimidade com o Espírito Santo.

De acordo com  Robert Menzies: “Não há cristão sem o Espírito. Não há cristão que exista sem a obra do Espírito Santo em nossa vida”[3]

Para concluir este tópico acerca do tema supracitado, devemos nos atentar ao fato de que a palavra “Fruto” encontra-se no singular, e não no plural, demonstrando que se trata de um único Fruto subdividido em nove atributos (ou virtudes), oriundos do amor, sendo esta a plataforma para a operação de tais atributos componentes do Fruto do Espírito (Gl 5:22, I Co 13:1,4-8), pois Deus é o próprio amor (I Jo 4.7-8).

A Importância do Fruto do Espírito para a Espiritualidade Cristã

Gálatas 5:22-23 nos diz: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (…)”. Sabido é que o Fruto do Espírito é resultado da presença do Espírito Santo na vida do cristão. A Bíblia deixa bem claro que todos recebem o Espírito Santo no momento em que aceitam a Jesus (Rm 8:9; 1 Co 12:13; Ef 1:13-14), sendo que o principal propósito do Espírito Santo ao entrar na vida de um cristão é transformá-lo e torná-lo parecido com Jesus.

De acordo com teólogo pentecostal Eurico Bergsten:

“O Espírito Santo ajuda o crente a entregar-se inteiramente ao Senhor, para, assim, dominar sua velha natureza.” [4]

Os atributos que compõem o Fruto do Espírito estão em direto contraste com as obras da carne, que se encontram expostas em Gálatas 5:19-21: “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro como já, outrora, vos preveni que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.”. Tal passagem, basicamente, descreve a vida das pessoas, em proporções diferentes, quando elas não conhecem a Cristo e, portanto, não estão sob a influência do Espírito. Nossa carne pecaminosa produz certos tipos de fruto (Gálatas 5:19-21), e o Espírito Santo produz outros tipos de Fruto (Gálatas 5:22-23).

O Fruto do Espírito produz santificação

A obra de Deus deve ser feita na plenitude do Espírito (Ef 5:18), e para ser cheio de sua presença é necessário que em nossas vidas se produza os atributos do Fruto do Espírito, pois a verdadeira santificação é manifestada através deste precioso Fruto, representando cada área a qual o Senhor deseja dominar em nossas vidas. O crente cheio do Espírito Santo é aquele que é cheio da Palavra e manifesta o Fruto, isto é, vivendo em novidade de vida (Rm 7:6). Entretanto, para que o cristão tenha a plenitude do Espírito, deve primeiramente compreender que o enchimento ocorre de forma progressiva, e não imediata como muitos ensinam, progresso este durando por toda a vida.

Enfim, a vida cristã é uma batalha entre as obras da natureza pecaminosa e os atributos que compõem o Fruto do Espírito. Tornar essa batalha um meio de inclinação à santidade, pelo convencimento humano, sim, é a principal obra do Espírito, pois o Senhor está interessado num povo santo e de boas obras, que busque ter caráter por meio da santidade, para que assim possa fazer a diferença e implantar os valores do Reino entre os homens.

“Porque o Reino de Deus, não é comida nem bebida, mas paz, alegria e justiça no Espírito Santo”. (Rm 14:17)